Coaching e Nutrição

3 maneiras de se sentir mais presente

Por Branden Collinsworth

Faça uma pausa mental durante o dia para reconectar-se com você

Hoje em dia é muito fácil perder a capacidade de entrar em sintonia com nós mesmos. Estamos lutando contra uma constante avalanche de informações: sobre a situação atual do mundo, sobre o trabalho, a família, os amigos, e todas vindas de várias telas. A sensação é de sobrecarga, de que dificilmente vamos dar conta de tudo. E, assim, perdemos contato com o momento presente.

Felizmente, algumas ferramentas simples de mindfulness (atenção plena) podem ajudar você a retomar o controle e instantaneamente se sentir mais calmo e no comando. Na próxima vez em que você precisar ficar mais centrado e focado, tente uma destas técnicas:

  • 01

    Respire conscientemente por um minuto
    Eu enfatizo a respiração com meus clientes, por um bom motivo: é uma ferramenta poderosa que pode mudar instantaneamente sua mentalidade. E em um mundo em que estamos nos adaptando a um novo normal, é recompensador que uma ação simples como respirar ainda tenha um grande impacto. Por um minuto, inspire profundamente e expire, gastando cerca de cinco segundos em cada um. Concentre-se totalmente na respiração e no som do ar entrando e saindo.

  • 02

    Reconecte-se com você.
    Em boa parte do dia, um fluxo constante de notificações e informações chega até você, vindas de todas as direções, e isso pode ter seu preço. A boa notícia é que sempre podemos optar por desligar e recarregar. Tente desconectar-se de todos os seus dispositivos e passe alguns minutos em sintonia com você. Torne-se superconsciente de tudo ao seu redor - cheiros, sons, cores e apenas esteja presente. Apenas alguns minutos de prática de atenção plena como essa podem instantaneamente acalmá-lo e trazê-lo de volta ao agora.

  • 03

    Repita um mantra poderoso.
    Dizer em voz alta uma intenção pessoal pode aumentar imediatamente sua energia e permitir que você aproveite o momento. Quando eu preciso me centrar, repito: "Dê tudo agora, dê tudo agora". Para mim, isso significa que, quando chego ao limite - no treinamento, na minha prática de yoga, no trabalho ou com meus familiares - e sinto vontade de desistir, lembro-me de que ainda tenho outro nível a atingir, que ainda tenho lenha para queimar. Para conseguir isso, pense em uma afirmação que fale lá no fundo com você: algo positivo, energizante e enraizado na compaixão e no amor. Sempre que precisar entrar em sintonia com você, repita-o na sua cabeça ou até em voz alta.

Lembre-se, embora você não possa controlar tudo o que acontece ao seu redor, você pode controlar sua resposta aos acontecimentos. Essas técnicas podem parecer simples, mas há poder nessa simplicidade. E logo você descobrirá que pode usar essas ferramentas com facilidade, rapidez e consistência para estar presente e positivo na vida neste momento.

Meditação

Nike Training Club

Acesse conteúdos e treinos criados por nossos experts e treinadores globais
de graça e mantenha-se ativo e saudável com a gente.