Coaching e Nutrição

Rolo de espuma para recuperação

Por Ryan Flaherty

Para combater a dor, algumas das minhas modalidades de recuperação favoritas incluem nadar, ir à sauna de infravermelho e o rolo de espuma. No entanto, apenas uma delas pode ser realizada em casa, de forma barata, em apenas alguns minutos.

Ninguém sabe exatamente por que o rolo de espuma funciona de maneira tão eficaz, mas é basicamente uma ferramenta de terapia manual unida a um tecido macio. Quando você está realizando atividades novas ou de maior intensidade que podem causar lesão muscular, o rolamento de espuma pode ajudar a aliviar o desconforto. Além da redução da dor, também ajuda a manter a amplitude de movimento, para que você não fique preso ou se mova de maneira diferente por causa de tensão ou lesão.

Meditação

A utilização do rolo de espuma é benéfica se você a fizer antes de um treino, ou depois dele. Como a primeira coisa pela manhã ao acordar, ou quando você está relaxando antes de dormir. Notou algo em comum? Ele sempre vai te trazer algum benefício, não importa quando você faz seu uso. Muitas pessoas encontram melhores resultados usando o rolo de espuma logo de manhã, já que assim o efeito se extende durante o dia, enquanto outras gostam de combiná-lo com um treino, porque é quando estão focadas em seu corpo.

Idealmente, você deve gastar 10 minutos com rolamento de espuma todos os dias. Algumas pessoas fazer essa prática por apenas 20 segundos em um ponto localizado, mas fica mais difícil obter bons resultados dessa forma. Em vez disso, gaste 10 minutos concentrando-se em alguns pontos diferentes que têm mais limitações.

Abaixo estão alguns bons lugares para começar, onde as pessoas normalmente sofrem as maiores limitações de rigidez ou movimento:

  • 01Coluna torácica (parte central das costas)
  • 02Glúteos
  • 03Quadríceps
  • 04Panturrilha

Descubra o horário do dia que melhor funciona para você e separe 10 minutos para fazer esse exercício. Se não conseguir manter após um ou dois dias, tente escolher um novo horário. Dedicando apenas alguns minutos por dia, você se sentirá melhor e manterá suas amplitudes de movimento.

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