Capítulo 02 A inovaçãoCapítulo 02 A inovação

Nike Zoom Vaporfly Elite

Capítulo 02

A INOVAÇÃO

Quebre a barreira do rápido

Não é só questão de tempo. É uma missão para superar os limites do potencial humano compartilhada por todos os tipos de corredores e inserida em cada um dos calçados desta coleção. Do Nike Zoom Vaporfly 4%, a tradução da arte da velocidade no seu estado mais puro, passando pelo Nike Zoom Fly e sua leveza para manter uma velocidade imbatível do treinamento ao dia da corrida, até o novo Nike Air Zoom Pegasus 34, a escolha certa de quem está sempre pronto a se superar. Coleção Nike Zoom Series, para aqueles que se desafiam a ir cada vez mais rápidos.

Breaking2-2016

EM 2016,

durante o chamado Camp One, levamos esses três corredores do Breaking2 para a Nike, onde realizaram extensos testes, coletando dados para o desenvolvimento dos seus respectivos tênis. Enquanto cada um corria com diferentes tênis, que tinham diferentes atributos, medíamos seus níveis de consumo de oxigênio, o que nos ajudou a identificar as especificações exatas necessárias para que cada corredor alcançasse seu pico de eficiência. Movidos por esse pensamento e com a contribuição constante dos atletas durante o treinamento, a equipe de desenvolvimento produziu um calçado diferente de tudo o que tínhamos feito até então. O tênis recebeu uma entressola ultraleve e ultrarresponsiva chamada Nike Zoom Vaporfly 4%. Nike ZoomX proporciona maior retorno de energia do que qualquer espuma que a Nike já colocou nos pés de qualquer atleta de qualquer modalidade. Atuando em conjunto com a espuma, uma placa unidirecional de carbono com uma geometria específica melhora a sensação de propulsão em cada passada.

Breaking2 e o cabedal

O cabedal é feito com o material de performance Flyknit, que não só foi otimizado para a passada e o formato único do pé do atleta, mas também moldado aerodinamicamente com base em testes em túnel de vento para minimizar a resistência ao vento. Um contraste unificado de estabilidade e velocidade visual, a exclusiva paleta de cores do Velocity Red, Chrome Blue e Stealth Grey do projeto Breaking2 foi inspirada pela localização do desafio histórico. As cores serão exibidas nos próprios corredores da equipe Breaking2 e nos diversos produtos da Nike Running para atletas de elite e amadores. Ainda continuamos analisando, observando e ajustando cada detalhe, mas a inovação nos pés dos corredores do Breaking2 sem dúvida estará na vanguarda das inovações de produto, não só na Nike, mas do próprio esporte.

Nike Zoom Vaporfly 4%

Nike Zoom Vaporfly 4%

Feito com base nas mesmas inovações dos tênis usados pelos corredores do Breaking2, o Nike Zoom Vaporfly 4% é o tênis de maratona mais rápido que a Nike já ofereceu. Nos testes de laboratório, o tênis melhorou 4% em relação ao tênis de maratona mais recente e mais rápido da Nike, o Zoom Streak 6. O que isso significa?

Considere o seguinte:
Uma melhoria de 4% significa que você mantém o mesmo ritmo de corrida, mas com um esforço 4% menor. Melhorar a economia de corrida é um fator determinante para melhorar o desempenho na prova. Em qualquer nível, uma melhoria de 4% é uma diferença gigantesca. Não é simplesmente a diferença entre vencer ou não conseguir, mas possivelmente a diferença entre correr uma maratona em 3h01m e algo que começa com 2h.

Nike Zoom Vaporfly

A ideia de perder esse tênis tirou o sono da atleta olímpica Shalane Flanagan: “Eu acordei em pânico na noite anterior à minha prova, pensando que alguém havia roubado meu tênis!”.

Brad Wilkins, diretor da equipe de pesquisa NXT Generation, do laboratório de pesquisa esportiva da Nike, afirmou: “o alto nível de conhecimento que estamos ganhando com o projeto Breaking2 realmente nos permite aplicá-lo em todos os nossos esportes, com todos os nossos atletas e com diferentes públicos, não importa o seu nível”.

O Nike Zoom Vaporfly 4% não foi criado para melhorar um único atleta.

Foi criado para melhorar a corrida como um todo. Inclusive a sua.