FRETE GRÁTIS para todo o Brasil*. Veja Detalhes

FORMAS DE PAGAMENTO Boleto bancário ou 10x sem juros*. Veja Detalhes

TROCA GRÁTIS com comodidade e segurança. Veja Detalhes

Fé Alvinegra gringos da fiel

Gringos da Fiel.

01 . 09 . 1910

A Fé que une todos os povos

A fé que une todos os povos.

A crise de 2008 foi o convite perfeito para Thomas Sanderson buscar oportunidades em outros territórios.

O inglês, do condado de Yokshire, mudou-se para o Brasil em 2013 e, ao chegar em São Paulo, conheceu Larissa, sua atual esposa.

Gringos da fiel - Thomas Sanderson

Thomas Sanderson

O inglês retornou ao Velho Mundo para visitar a vila em que nasceu. O problema é que ao retornar ao Brasil, já com a mulher grávida do primeiro filho, os imóveis estavam com preços altíssimos devido à crise econômica. O professor foi então morar em Paraisópolis, famosa comunidade da capital paulista.

Com o passar dos anos, Tom relacionou a postura de time do povo do Corinthians com o local onde nasceu na Inglaterra, visto como a área de pessoas desprivilegiadas e oprimidas. A conexão corinthiana foi automática.

Tom Sanderson, britânico e torcedor fanático do Corinthians

Tom acredita que a arquibancada é um dos poucos lugares em que os diferentes se unem. O estádio vira um liquidificador que mistura as classes sociais.

“Nem todos têm a chance de ir ao estádio,
porém a atmosfera de um clássico,
por exemplo, é inexplicável... É na arquibancada
que vi um dos maiores fenômenos do Brasil.”

(Tom Sanderson, britânico e torcedor fanático do Corinthians)

Anderson Araújo, romeno e torcedor fanático do Corinthians

Anderson Araújo

13 . 10 . 1977

Os avôs de Anderson Araújo, 36 anos, fugiram da Romênia durante a Segunda Guerra Mundial com a esperança de desembarcar no Canadá. Aportaram mesmo foi em Santos, São Paulo, e começaram a vida de imigrantes na capital paulista. Tudo parecia escrito para que Anderson nascesse no Brasil. Porém, a família precisou voltar para a Romênia, fugindo da ditadura.

Após a queda do regime, Anderson pôs os pés em São Paulo. Em 1987, o menino ficou encantado pelo carisma de Biro-Biro e começou a acompanhar o Corinthians. Logo percebeu que o Timão era uma equipe que não fazia distinções. Negros, retirantes, imigrantes e pobres, a massa que construiu São Paulo era muito bem-vinda.

Registro de todas as partidas que Anderson compareceu desde 1992

“O corintiano não tem preconceito.
Na arquibancada, quando sai um gol,
você pode abraçar tanto um milionário
quanto o homem mais humilde do mundo.
O legado do Corinthians é o da inclusão.
Isso resume o corinthianismo para mim.”

(Anderson Araújo, romeno e torcedor fanático do Corinthians)

Gringos da fiel - Anderson Araújo

Fisgado pelo viés democrático do time alvinegro, Anderson aderiu ao Coletivo Democracia Corinthiana, que resgata as origens e promove os ideais do grupo encabeçado pelo doutor Sócrates. Sua paixão pelo timão é tamanha, que Anderson registra todas as partidas que compareceu desde 1992. São mais de 450 jogos que serviram para criar uma rede invejável de contatos, amigos e conhecimento enciclopédico sobre um dos maiores times que o mundo já viu.

Gringos da fiel - Patrício Vergara

Patrício Vergara
Wilson Vergara

Patrício Vergara, 55 anos, tinha U$ 2 quando chegou em São Paulo depois de mochilar pela América Latina. Logo gostou muito da hospitalidade brasileira; só não se dava bem com o calor. Porém, o destino estendeu a mão para o gringo ao presenteá-lo com uma camisa de mangas curtas cheia de barro. Sem pestanejar, vestiu a peça sem desconfiar o que o escudo bordado ali representava.

Aos poucos, o viajante entendeu do que se tratava o símbolo bordado no peito e dali em diante se afeiçoou ao Timão porque o associava a sua salvação. Não tinha como soar mais verdadeiro.

Uma vez a polícia fez uma batida na Bela Vista e levou imigrantes ilegais à delegacia. Ao ser interrogado por um dos oficiais, Patrício, com medo de ser deportado, ouviu o seguinte questionamento: “O que você é?”.

- Patrício devolveu: “Sou corinthiano!”.

O policial o mediu e liberou o chileno. Não tinha como Patrício saber, mas mesmo em lados opostos, ambos torciam para o mesmo time. Isso garantiu a estada do chileno no Brasil, que em breve casou e teve um filho, Wilson Vergara.

Gringos da fiel - Wilson Vergara

“Quando nasci, meu pai me levou à catedral
de Nossa Senhora Aparecida e depois me deixou
a herança do legado corinthiano.
Isso misturou fé com o time. Desde então
não consigo dissociar uma coisa da outra.”

(Wilson Vergara, 26 anos, membro da torcida organizada Gaviões da Fiel)

Gringos da fiel - Kimio Ido

Kimio Ido

Quando o Corinthians compareceu ao Mundial de Clubes em Tóquio, no ano de 2012, um japonês de Nagoia se encantou com a festa que os torcedores corinthianos fizeram pelas ruas e nas arquibancadas. Kimio Ido, 38 anos, professor, ficou extremamente impressionado com a loucura dos corinthianos.

Ávido consumidor de futebol, Kimio já havia acompanhado vários campeonatos mundiais de clubes e seleções, o que serviu para ter dimensão do quão distinto era o Timão e sua fiel torcida. Fã de histórias de maluquices inusitadas que torcedores cometem por suas equipes, o japonês resolveu criar e protagonizar a própria trama.

Kimio decidiu que se mudaria para o Brasil. Dito e feito. Depois de economizar e estudar o idioma, ele se mudou para o Brasil por causa do Corinthians.

Kimio Ido, japonês e torcedor fanático do Corinthians

De 2014 para cá o torcedor assistiu a mais de cem jogos do Timão no estádio e hoje é fiel torcedor. Kimio ama a raça do Corinthians e considera que mudou para nosso país mais por causa da torcida do que pelo time em si.
O time nem sempre corresponde às expectativas. Mas a torcida... Essa nunca falha.

“A experiência de viver alguns dias
com o ritmo doido dos corintianos em
Tóquio me mostrou como o futebol era
visto de maneira completamente
diferente em São Paulo.
O Mundial daquele ano no Japão
me converteu para sempre.”

(Kimio Ido, japonês e torcedor fanático do Corinthians)

Confira toda semana uma nova História de Fé Alvinegra.

Garanta já o novo manto sagrado do timão.

Comprar
Garanta já o novo manto sagrado do timão