Departamento Nike de Arquivos

    Segue imaginando

    Conheça as histórias dos bastidores, momentos surpreendentes e as decisões ousadas que fizeram com que o Air transcendesse a cultura contra todas as probabilidades, e inspire-se para criar as suas próprias iterações icônicas.

    O Air produziu looks, letras e gêneros e levou os atletas a novos patamares. Ele redefiniu o aspecto e a forma como um tênis pode ser. E, no entanto, poderia ter fracassado em vez de ter sido um sucesso em tantos momentos.

    Diversas citações do projeto de pessoas que não estavam convencidas do potencial/chance de sucesso dos projetos.

    ?Não sabíamos o que estávamos fazendo.?
    ?Bill Peterson

    "Isso nunca vai funcionar. O revestimento vai explodir."
    ?Tinker citando a percepção das pessoas

    Tudo começou com um engenheiro, Frank Rudy. Um homem que não necessariamente tinha um plano, mas uma ideia de uma membrana semipermeável que poderia prender uma grande molécula de gás lá dentro. No entanto, inicialmente ele utilizou o Air para melhorar o ajuste e o suporte das botas de esqui, em vez de proporcionar uma corrida mais confortável e com maior desempenho. Tendo sido o pivô para atender às necessidades dos corredores, as etapas subsequentes não seriam tão fáceis, com protótipos explodindo no primeiro passo.

    "Todos acharam que era uma má ideia."

    Frank Rudy

    O relacionamento com a Nike quase nunca aconteceu. Rudy encontrou uma vez rapidamente um representante da marca em uma convenção de calçados. Sua primeira conversa com o cofundador Phil Knight foi em um saguão e, semanas depois, foi realizado uma corrida de teste de 20 minutos em um par de tênis Cortez com um protótipo Air inflado lá dentro, que ganhou sua aprovação.

    Seria fácil dizer que o resto é história, mas muitas mais reviravoltas estavam por vir.

    Os protótipos soldados à mão que explodiam após alguns quilômetros em longos testes de corrida, deixando os corredores mancando em temperaturas quase congelantes.

    O nível de confidencialidade exigido por Rudy, - imposto por um grupo de ciclistas local - significava que apenas algumas pessoas conheciam o processo todo.

    A decisão de lançar o primeiro tênis Air Tailwind da Nike em tinta prateada fez com que ele se desintegrasse em semanas.

    As inovações alternativas que nunca foram colocadas em prática: Spider, estrutura plástica em favo de mel, e o Corrugated Air, que lembrava uma caixa de papelão.

    As falhas gloriosas que tornaram o Air possível. Um dos primeiros protótipos do Air Max testados em 1986.

    As primeiras versões do Air visível, criadas a partir de 1980, que só foram para frente quando um vendedor de plásticos visitou a Nike para perguntar sobre o poliuretano e encontrou Frank Rudy na mesma sala.

    A proclamação de alguns executivos, em resposta a uma edição inicial do Air Max, foi "uma engenhoca de marketing barata".

    As inspirações incomuns por trás dos principais designs; de costelas e pulmões que levam ao Air Max 95, a mountain bikes e ondas de água terminando como parte integrante dos icônicos AM97s.

    A princípio, muitos questionaram o design borbulhado do Vapormax, ou 360 graus de ar (o próprio AM360 é uma inovação crucial, com nitrogênio substituindo o gás de efeito estufa SF6 para encher as solas). Ambos passaram a ser um enorme sucesso.

    O inovador do Air, Bill Peterson, conta que a equipe não conversou com pessoas de fora da Nike, "porque todos descobririam o quão estúpidos somos". Mas sem eles, a mentalidade de ser ousado e ousar na teoria, e aprender e interagir com a realidade, não permaneceria até hoje.

    Artigos Relacionados