Nike
DEVOLUÇÃO GRÁTISConfira os detalhes da nossa política de devoluções.Veja aqui.

Corpo e mente em harmonia: os benefícios da atividade física

Na rotina corrida, é desafiador equilibrar a saúde física e mental. Afinal, com o ritmo acelerado e a falta de tempo, as pessoas podem deixar de cuidar dessas duas frentes. É nesse sentido que os benefícios da atividade física entram em cena, proporcionando saúde e entretenimento no dia a dia.

Imagem do autor

Equipe Nike Brasil

Publicado em: 29/11/2023

Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter

Na rotina corrida, é desafiador equilibrar a saúde física e mental. Afinal, com o ritmo acelerado e a falta de tempo, as pessoas podem deixar de cuidar dessas duas frentes. É nesse sentido que os benefícios da atividade física entram em cena, proporcionando saúde e entretenimento no dia a dia. 

Já parou para pensar nos benefícios que fazer atividade física pode trazer para a sua rotina? A Nike conversou com o Dr. Gabriel Prado, médico com especialização em Neurologia e foco em Medicina do Estilo de Vida para te explicar seis vantagens de se movimentar e o que fazer para começar. Anote as dicas!

Movimente-se: seis benefícios de praticar atividades físicas

Existe uma variedade muito grande de atividades físicas que podem fazer parte das rotinas mais corridas. Cada uma gera benefícios exclusivos. Porém, de maneira geral, estar em movimento já abrange vantagens.

1. Promove a sensação de bem-estar

Muita gente não sabe, mas os benefícios do exercício físico vão além do corpo. Estar em movimento constantemente ajuda a mente, especialmente de quem lida com transtornos de ansiedade e depressão.

Isso acontece porque, ao fazer exercício, há aumento na produção, na liberação e na sensibilidade de alguns neurotransmissores, serotonina, noradrenalina e dopamina. Eles têm ligação direta com a regulação do humor. Se estão em baixa, podem causar sintomas de depressão e ansiedade, por exemplo.

2. Aumento da disposição para a rotina

Praticar qualquer tipo de atividade física é uma excelente maneira de aumentar a disposição e a energia. Isso também tem ligação com a liberação de serotonina, dopamina e endorfinas pelo cérebro durante o exercício.

Entre os benefícios da atividade física, também está a melhora no fornecimento de oxigênio e nutrientes, que colaboram a disposição. Por esse motivo, a prática é recomendada para todas as idades e níveis. 

null

3. Ajuda no controle do peso

Ao questionar quais são os benefícios da atividade física, saiba que o auxílio no controle do peso é um deles. Pense da seguinte forma: quando você se exercita, seu metabolismo acelera, o que desencadeia mais gasto de energia e perda de calorias. 

Inclusive, dependendo do tipo de atividade que você fizer, é possível intercalar treinos aeróbicos com musculação. Essa combinação favorece o aumento da massa muscular, do metabolismo e da perda de peso. Uma alimentação balanceada e indicada por um profissional também faz toda a diferença.

Durante os exercícios, você também transpira e pode contar com a tecnologia Dri-Fit da Nike para afastar o suor da pele. Ela o evapora rapidamente para manter o seu corpo seco, mesmo nos treinos mais intensos, priorizando o alto rendimento.

4. Fortalece o sistema imunológico

Outro dos benefícios da atividade física é o fortalecimento do sistema imunológico, que melhora a capacidade de combater possíveis infecções. Para isso, a prática deve ser realizada de maneira regular e com intensidade moderada. Uma boa alimentação e eventual suplementação adequada, orientada por um médico, também colaboram com isso.

A prática regular de exercício físico libera moléculas que estimulam a produção de substâncias anti-inflamatórias e anticorpos, a principal defesa do corpo. Isso também se conecta à disposição e ao bem-estar, estimulados pela liberação dos neurotransmissores.

5. Melhora o sono

É muito comum que, ao começar a praticar atividades físicas, você comece a sentir melhora no seu sono. O cansaço natural após qualquer esforço do corpo já estimula uma noite mais relaxante.

A liberação de hormônios e neurotransmissores ajuda no alinhamento do seu ritmo circadiano e no relaxamento, garantindo descanso de qualidade. É um ciclo: você se exercita, descansa bem e tem energia para fazer tudo de novo no dia seguinte.

6. Auxilia na resistência muscular e óssea

Trabalhar a musculatura faz parte das atividades físicas focadas nisso ou voltadas para o aeróbico. A prática constante é uma excelente maneira de fortalecer a resistência muscular, podendo aumentar ou diminuir a massa do corpo, dependendo do tipo de exercício.

Isso é especialmente importante para os idosos, graças às mudanças naturais do envelhecimento. Com maior resistência muscular, é possível evitar acidentes, fraturas e lesões mais graves nessa fase da vida. 

Se o seu foco for a melhora da composição corporal, independentemente da idade, é bacana contar com um calçado de responsividade e suporte, como o Nike Zoom SuperRep.

Afinal, como começar a praticar atividade física?

Com tantos benefícios da atividade física, comece os treinos! Se não tiver tanto costume com os exercícios, é importante pensar em alguns pontos importantes:

  1. defina seus objetivos com a atividade: emagrecimento, ganho de massa magra, etc;
  2. consulte um profissional da saúde para indicar exames médicos e possíveis exercícios;
  3. encontre a atividade que mais combina com o seu gosto: esportes coletivos ou individuais, musculação, crossfit, etc;
  4. respeite o seu condicionamento, evitando forçar o corpo e causar possíveis lesões;
  5. tenha uma rotina com horários para a prática e mantenha a constância;
  6. faça aquecimentos e alongamentos leves antes da prática para preparar o corpo;
  7. mantenha-se sempre hidratado;
  8. entenda os sinais do seu corpo, especialmente ao fazer uma atividade nova;
  9. celebre suas conquistas: atingir o objetivo inicial ou vencer um desafio mais difícil. 

Uma das dicas de atividade física da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos completem entre 150 e 300 minutos de práticas moderadas ou entre 75 e 150 minutos de atividade intensa por semana. Sempre consulte um médico para entender como adotar isso na sua rotina.

Importância das roupas adequadas

Durante os exercícios, você também transpira e pode contar com a tecnologia Dri-Fit da Nike para afastar o suor da pele. Ela o evapora rapidamente para manter o seu corpo seco, mesmo nos treinos mais intensos, priorizando o alto rendimento.

Outra dica importante é estar sempre confortável na hora de se vestir. O catálogo da Nike tem roupas com tecnologias que facilitam o exercício, como a Therma-FIT, que aquece nas baixas temperaturas, e a Storm-FIT, que resiste à água e ao vento.

Na parte de calçados, a Nike possui modelos que se adaptam à atividade que você escolher. O tênis Free Metcon é flexível e superconfortável, enquanto o Legend Essential traz estabilidade e durabilidade.

Os apaixonados por futebol encontram diversas camisas de times como Corinthians, Barcelona e PSG, além de chuteiras para praticar na modalidade de campo, society e salão.

Comece sua atividade física com a Nike

Gostou de conhecer os principais benefícios da atividade física? Para começar, acesse o site da Nike e escolha os itens que mais combinam com a sua rotina no catálogo!


Compartilhar:

Ícone do whatsappÍcone do Twitter