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Yoga para iniciantes: 5 posições para quem está começando a praticar

Em meio às inúmeras tarefas cotidianas, equilibrar o corpo e a mente é essencial para reduzir o estresse e a ansiedade, restabelecendo o bem-estar. Com a prática da yoga para iniciantes, isso é possível ao combinar exercícios físicos, meditação e controle da respiração.

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Equipe Nike Brasil

Publicado em: 23/10/2023

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Em meio às inúmeras tarefas cotidianas, equilibrar o corpo e a mente é essencial para reduzir o estresse e a ansiedade, restabelecendo o bem-estar. Com a prática da yoga para iniciantes, isso é possível ao combinar exercícios físicos, meditação e controle da respiração.

Ao praticar yoga com frequência, você pode notar uma melhora no seu estilo de vida, que fica mais saudável e leve pela harmonia das emoções. Como existem posições com diferentes graus de dificuldade, é importante ter ajuda nos primeiros treinos. Para isso, a Nike preparou um guia para iniciantes! 

Conheça a prática milenar 

O termo “yoga” tem origem sânscrita, em que a raiz “yuj” significa “unir”. A palavra representa a união entre o corpo e a mente como forma de equilíbrio e alcance do estado elevado da vida. Nele, a paz interna, a clareza mental e a harmonia emocional são obtidas com uma conexão maior consigo mesmo. 

Desde os primeiros registros na Índia, a prática evoluiu e apresentou diferentes posturas corporais que ajudam na meditação. Elas são consideradas “asanas”, um dos oito princípios fundamentais do mestre Patanjali. Em complemento, há os “pranayamas”, técnicas respiratórias para aumentar o relaxamento. 

Apesar da filosofia ser complexa, é possível praticá-la com facilidade no dia a dia graças às aulas de yoga para iniciantes. Elas ensinam a aumentar a flexibilidade gradativamente para fazer as posições e controlar a respiração para manter o foco somente no exercício, desligando-se das preocupações externas. 

Ao reproduzir os movimentos, inúmeros benefícios da yoga são proporcionados, como o alívio de dores musculares, estresse e ansiedade, além do aumento da concentração em atividades diárias no trabalho, nos estudos ou em casa.

Quais são as posições para iniciantes?

As posições de yoga para iniciantes podem variar pelo tipo de prática, que se distinguem em hatha yoga, raja yoga, tantra yoga, bhakti yoga e yoga nidra. No entanto, algumas são amplamente conhecidas e podem ser reproduzidas em casa com maior facilidade. 

1. Tadasana 

Para reproduzir a postura da montanha, fique de pé com os dois dedões juntos e os calcanhares afastados de forma paralela. Deixe os braços nas laterais do corpo e o pescoço alongado enquanto olha para a frente. Ache um ponto de concentração, expire e inspire profundamente.

2. Vrikshasana 

A postura da árvore é uma das mais reproduzidas na yoga para iniciantes, pois treina o equilíbrio. Comece com os dois pés no chão e suba apenas um deles para a coxa, fazendo uma abertura lateral com a perna. Enquanto se equilibra com apenas uma perna, eleve os braços e una as palmas da mão em paralelo à cabeça. 

3. Shavasana 

Essa posição é uma das mais praticadas por ser fácil de executar e tem resultados relaxantes, pois o praticante tem que repousar o corpo e a mente por completo. Você só precisa se deitar no tapete de yoga, deixando as pernas e os braços esticados com a palma da mão para cima. Feche os olhos e respire profundamente. 

Mulher praticando posição de yoga com os braços para cima.

4. Adho Mukha Svanasana

Para reproduzir a posição do cachorro olhando para baixo, fique em pé e desça o tronco aos poucos até que as palmas das mãos alcancem o chão. Mantenha as pernas esticadas ou flexionadas (a depender da sua flexibilidade), o quadril elevado e o pescoço para baixo, em direção aos pés. Enquanto o corpo está nessa formação triangular, respire e inspire profundamente por três vezes. 

5. Anjaneyasana

A postura da lua crescente é uma das mais fáceis de reproduzir na yoga para iniciantes, basta seguir esta ordem: dobre o joelho direito, mantendo-o à frente do corpo. Deslize a outra perna para trás, de modo que ela fique esticada e rente ao chão. Fique com as costas eretas e estique os braços de forma paralela à cabeça. 

Como praticar yoga em casa

Se você quer saber como fazer yoga em casa, siga tutoriais em vídeo e lembre-se de alongar-se antes de reproduzir as posições. Ao preparar o corpo, a flexibilidade é maior, e os riscos de lesões são reduzidos, desde que você respeite os seus limites. 

Como a yoga é uma prática gradativa, comece por movimentos mais fechados e abra-os aos poucos. Para ter mais facilidade, use roupas leves e confortáveis, como as da linha Dri-FIT da Nike, que possui uma tecnologia antissuor por meio da evaporação mais rápida. 

As peças são feitas com tecidos maleáveis e podem ser selecionadas pela modelagem. Os tops têm formatos variados e suportes com diferentes compressões. Em ajustes mais leves da linha Alate, o tecido abraça o corpo de forma suave. Em ajustes maiores, ele proporciona maior estabilidade. 

Além das roupas, providencie um tapete próprio para yoga, evitando o contato direto com o chão e tendo mais conforto na prática. Alguns modelos possuem dupla camada para maior resistência e aderência, evitando que os pés e as mãos escorreguem durante as posições. 

Tenha uma vida saudável com a Nike!

Com as tecnologias da Nike, a prática de yoga para iniciantes fica mais confortável, e o rendimento é maior. Confira as opções no site e escolha peças versáteis para as atividades físicas do seu dia a dia! 

Para melhorar sua prática no yoga, você pode se cadastrar no Nike Training Club, o aplicativo tem treinos gratuitos para os membros da comunidade e te ajuda a alcançar seus objetivos de condicionamento físico. Faça o download para IOS ou Android e comece a usar!


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