Treinamento
O que exatamente é uma pistola de massagem? E você precisa de uma?
Tudo sobre o fenômeno da ferramenta super tecnológica para recuperação muscular.
Imagine a união entre uma furadeira e uma bola de liberação muscular. O resultado seria aquele dispositivo estranho que surgiu ao lado dos rolos de espuma na academia, no arsenal de seu fisioterapeuta ou nas redes sociais do seu treinador favorito: uma pistola de massagem. Mas o que é isso? E com preços que variam de 99 a 600 dólares, para quem elas realmente são?
Primeiro, vamos entender como funcionam as pistolas de massagem. Um motor movido a bateria é conectado a um cabeçote de borracha e/ou espuma que produz movimentos rápidos e repetitivos, chamados de terapia percussiva, a uma frequência de cerca de 40 movimentos por segundo, dependendo do dispositivo. Quando o cabeçote entra em contato com seu corpo, ela alcança seus músculos com uma força suave, mas potente.
"Acreditamos que essa força faz com que estruturas sólidas de dentro de seu tecido conjuntivo, conhecidas como fáscia, se tornem maleáveis", diz Paul Helms, terapeuta especializado em massagem e fundador da Helms Performance em St. Louis e Filadélfia, que frequentemente usa a pistola de massagem em seus clientes que praticam exercícios. "Isso significa que a fáscia que envolve seus músculos fica mais flexível, então seus músculos ficarão menos rígidos."
Provavelmente também há um efeito neurológico. "Quando você massageia um músculo, na verdade não o está soltando imediatamente. O contato de percussão faz com que os neurônios sensoriais nos tendões do músculo detectem um aumento na tensão do tendão. Esse efeito envia um sinal para o seu cérebro, onde é processado, e seu cérebro responde dizendo ao músculo para relaxar", explica Helms.
Não há nenhuma pesquisa científica sobre as pistolas de massagem, que ainda são muito novas na área. Mas um estudo publicado no Journal of Clinical and Diagnostic Research descobriu que os participantes que experimentaram 5 minutos de terapia vibratória ou 15 minutos de massagem relataram diminuição significativa nas dores até 72 horas após o exercício do que aqueles que não fizeram nenhum dos dois, e ainda que aqueles que usaram o dispositivo vibratório se recuperaram ainda mais rápido do que o grupo da massagem nas primeiras 24 horas.
As pistolas de massagem são especialmente eficazes para quem treina forte e com frequência. Ela pode não apenas acelerar a recuperação, mas também melhorar sua amplitude de movimento quando usada antes de um treino, afrouxando a fáscia, diz Helms. Elas também são ideais para pessoas treinando para uma prova, pois ajudam a aliviar a tensão que pode levar a lesões por excesso, e para os que tem mais disposição a nós e dores localizadas. "Um rolo de espuma padrão não age tão profundo ou específico no tecido, e não há como suas mãos trabalharem tão rápido quanto um cabeçote motorizado", diz ele.
Se você tem acesso a uma pistola de massagem ou está pensando em garantir uma, aqui está o que você precisa saber:
- 01
Evite áreas perigosas.
Concentre-se nos músculos e fique longe de grandes estruturas vasculares - incluindo a veia do pescoço, a parte inferior do braço e da virilha - e ossos, incluindo a coluna. As mulheres também devem evitar o uso no tecido mamário, pois a vibração pode ser muito agressiva, diz Helms.
- 02
Insista na velocidade mais baixa.
"Acho que a primeira configuração é forte o suficiente para a maioria das áreas e problemas", diz Helms. Se você não está sentindo movimento suficiente durante ou liberação suficiente depois, você pode subir um nível, mas considere passar mais tempo na área em vez de aumentar a intensidade. "Especialmente quando seus músculos estão doloridos, o objetivo não é atacá-los. Nessa caso, menos é mais", acrescenta.
- 03
Ajuste para seu objetivo.
Está aquecendo? Helms sugere três a cinco segundos por área com um acessório de cabeça larga (como uma grande esfera) pressionando suavemente, movendo de cima para baixo ou de baixo para cima. A pressão leve estimula o tecido sem desligá-lo para o treino. Precisa de uma massagem completa no pós-treino? Gaste de 5 a 10 minutos fazendo uma varredura da parte inferior e superior do corpo com uma cabeça estreita (como um pequeno triângulo), concentrando-se em áreas principais como glúteos, isquiotibiais, antebraços e entre as omoplatas (mas não na coluna). Se você quiser trabalhar em um ponto de nó específico, como a parte superior das panturrilhas, volte lá (novamente com a cabeça estreita) por 10 a 30 segundos - e lembre-se de respirar durante a sensação de desconforto.?
- 04
Faça algumas respirações
Qual é a primeira coisa que a maioria das pessoas faz assim que abre os olhos? Pegar o telefone para verificar e-mails, notificações e notícias. "Essa sensação de urgência imediata produz uma rajada de cortisol, o hormônio do estresse, percorrendo o corpo e o cérebro", diz a psicóloga clínica Belisa Vranich, de Nova York. A solução que Vranich recomenda em seu novo livro, "Breathing for Warriors": interromper a resposta ao stress. Assim que acordar, mas antes de sair da cama, faça três respirações diafragmáticas inspirando lentamente pelo nariz, permitindo que o abdômen se expanda, e expirando lentamente pela boca. Essas respirações profundas e calmantes ajudarão a mudar seu corpo de uma resposta simpática ("lutar ou fugir") para uma parassimpática ("descansar e digerir") e definirão um tom calmo para o dia.
- 05
Pense em uma coisa pela qual tenha gratidão
Ao iniciar seu dia com uma atitude de gratidão, você pode se preparar para se sentir melhor em todos os aspectos. Quando você acordar, pense em algo que está ansioso para fazer - pode ser que você esteja prestes a malhar, que o sol esteja brilhando ou simplesmente porque é sexta-feira. De acordo com pesquisas publicadas na revista Personality and Individual Differences, ser psicologicamente saudável pode ter um efeito positivo na saúde física. E as pessoas que param para valorizar o que têm são mais inclinadas a persistir em seus objetivos e a buscar ajuda para problemas de saúde do que outras.
- 06
Beba algo quente
Para iniciar um bom sono, sua temperatura corporal precisa cair cerca de 2 a 3 graus. "É por isso que você sempre adormecerá melhor em um quarto muito frio do que um muito quente", diz Walker. Por outro lado, quando você acorda, seu corpo precisa se aquecer para ficar mais alerta. "Se você tiver um termostato automatizado, tente aquecer seu ambiente em alguns graus por cerca de 30 minutos antes de acordar", recomenda. Se você não tem um termostato inteligente, Walker diz que beber algo quente - água, chá ou café - pode ter um efeito semelhante.
Não está afim de se render a um gadget de recuperação sofisticado? (Nós entendemos.) Usar uma bola de tênis ou golfe oferece muito da pressão desejada por um custo bem menor, diz Helms.